Para cada ocasião, um traje. Você já se sentiu desadequado em alguma ocasião? Certa feita, uma família me convidou para o aniversário de dois anos da filha deles. Me disseram que seria um bolinho apenas para a família no apartamento em que eles moravam. Eu me vesti modestamente, com uma calça jeans, uma tênis casual e uma blusa de malha. Quando cheguei no condomínio que a família morava, a festa era no salão. Quando entrei, fiquei muito constrangida. Era um lugar belíssimo com uma decoração muito chique, tudo muito arrumado, além disso a decoração da festa era mais linda ainda, super delicada e moderna. As pessoas estavam bem vestidas.
Eu fiquei muito constrangida, minha roupa não tinha nada a ver com aquele momento e aquele lugar. Me comportei normalmente, mas foi uma situação bem desagradável.
Situações como essa, nos fazem refletir. Existem protocolos sociais que devem ser observados. Há situações, pessoas e ambientes que possuem uma certa adequação. No Reino de Deus não é diferente, você pode até questionar padrões sociais e tentar mudá-los, mas os padrões que Deus estabeleceu são reais e imutáveis. Nós não temos que mudá-los e sim obedece-los.
Jesus nos ensina em uma de suas parábolas, a história do grande banquete de casamento no qual o rei comemorou o casamento do filho (MT 22). Muitas pessoas foram convidadas para aquele casamento, mas todas elas se excusaram e não compareceram. Assim o rei enviou novamente seus servos a todos que fossem encontrados pelas ruas.
Assim a sala do banquete ficou cheia de convidados. Todavia, quando o rei entrou na sala do banquete, havia um homem ali que não estava vestido com roupas de núpcias. Ao ser interrogado, ele ficou calado. Então ele foi amarrado e lançado nas trevas.
É claro que essa parábolas tem muitas riquezas a serem extraídas, a primeira delas é que os primeiros convidados da festa representam os judeus que rejeitaram o banquete. Yeshua foi rejeitado pelos seus, o resultado foi que eles foram encarcerados e ajuizados. (MT 22:1–8). Cremos que a situação de incredulidade de Israel é passageira e que na plenitude dos gentios , eles serão salvos. Mas isso é tema para outro momento.
Sendo assim nós gentios fomos convidados para o banquete, pois aquilo que os judeus rejeitaram, recaiu sobre nós. Todavia alguns dos gentios, rejeitam a maravilhosa graça de Deus e acreditam que podem comparecer nas bodas, mal vestidos e trajados, achando que a graça de Deus pode ser desperdiçada com falta de diligência, obediência e cuidado.
Mateus 22:11-14 ARA
[11] Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial [12] e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. [13] Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. [14] Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
O resultado é que o homem que foi convidado, se assentou à mesa, mas não se preparou, foi igualmente condenado tal como os primeiros convidados. Pois rejeitou a graça de Deus.
Assim como estar em uma ocasião requer de nós vestimenta adequadas, estar na boda do cordeiro também requer de nós trajes adequadas. Rejeitar a graça de Deus é o mesmo que estar nas bodas do cordeiro despreparado, sem santidade.
A bíblia nos ensina que as vestes da noiva precisam ser de um linho fino, que foi tecido, passou diversos processos até se tornar um traje sofisticado. Esse traje representa os atos de justiça da igreja.
Apocalipse 19:7-9 ARA
[7] Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, [8] pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. [9] Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.
Você já parou para se observar nos espelhos espirituais da Palavra? Sabe como está o seu vestido ? Você sabe se tem vestido ?
Existem vários tipos de vestidos que uma noiva pode ter. Alguns muito sofisticados e outros mais simples. O mais importante é que ele precisa estar completo e branco, a noiva que está com vestido sujo, significa que está em pecado.
Há pessoas que seu vestido está desaparecendo, por causa da falta de comunhão com Cristo, outras que por causa da religiosidade, seus vestidos estão como trapos de pano velho, outras que estão ainda nuas, não se revestiram da Palavra, ainda há outras que seus vestidos estão como remendos de pano novo e velho, pois não deixaram totalmente a natureza do homem caído, e tentam viver a novidade do evangelho junto à práticas mundanas.
Pare e reflita, se você for convidado hoje para as bodas do cordeiro, como estarão suas roupas?
Somente aceitar o convide de casamento, isto é, receber a Cristo, não é o suficiente, precisamos estar adornados.
Cuide das suas vestes, não se suje!
“Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.” Apocalipse 22:11
Shalom