Resgate de fragmentos da Alma das regiões de cativeiro

Quando há uma colisão entre duas forças, estilhaços e destroços são espalhados por toda parte. Em um acidente de carro por exemplo muitos destroços são espalhados e muitas partes da estrutura do carro ficam perdidas, algumas são tão pequenas que é impossível de ser restaurada.

É uma prática muito antiga o direito de despojo de guerra. O exército que vence tem direito dos despojos de guerra — são as recompensas, bens preciosos do oponente. O que vence tem direito de saquear os pertences do vencido além de repartir (fragmentar) os espólios de guerra. O exército que vence a guerra também tinha o direito de levar os inimigos como prisioneiros de guerra e torna-los escravos do seu povo.

“O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; a minha alma se fartará deles, arrancarei a minha espada, e a minha mão os destruirá.” Êxodo 15:9

Na dimensão espiritual a regra é a mesma, quando o pecado nos vence nos tornamos escravos e servos dele. Passamos a ser controlados não só por espíritos malignos, como também pela nossa natureza caída.

“o homem é escravo daquilo que o domina.” 2Pedro 2:19

Quando o pecado nos vence, o inimigo da nossa alma saca não só os nossos bens materiais e espirituais, mas também fragmentos da nossa alma. Partículas da nossa alma são levadas para regiões de cativeiro e ficamos detidos emocionalmente e espiritualmente, além disso passamos a ser controlados por espíritos malignos em áreas especificas.

Uma pessoa que sofreu algum tipo de violência na área sexual ou que tem uma vida de pecado nessa área, fragmentos dessa pessoa são levadas para regiões de cativeiro, e nessas regiões espíritos malignos “treinam” a pessoa a determinados padrões de comportamento afim de gerar também situações repetitivas. Uma pessoa que tem vida de prostituição por exemplo o inimigo bloqueia várias areas da vida sentimental, gerando frustracoes repetitivas, solidão, rejeição, humilhação, além de torna-la treinada ou adestrada a se inclinar sempre para seu próprio pecado, servindo e sendo controlada por demônios.

Quanto mais uma pessoa se aprofunda no pecado, mais fragmentos da alma ela perde, até que ela passa a ser totalmente controlados por demônios. A exemplo disso podemos nos lembrar do gadareno, não sabemos ao certo a trajetória dele e o que ocorreu para ele chegar aquele estágio. Mas certamente muitos fragmentos dele entraram em regiões de cativeiro. O lugar que alma dele estava no plano espiritual refletiu diretamente no plano físico, a alma dele estava presa na sepultura e automaticamente ele passou também a morar em sepulcros. Foram tantos os fragmentos da alma dele que se tornaram cativos que ele entrou em um estágio de possessão demoníaca terrível, ele perdeu totalmente a sua identidade.

É possível encontrar nas Escrituras inúmeras regiões espirituais que uma pessoa pode estar presa, como: charco de lodo, abismo ou sheol, fundo do oceano, vale da sombra da morte, vale das estacas, abismo, cisterna, poço, masmorra, labirinto, trevas…

Quando Jesus se entrega por nós, na cruz, o sangue dele nos compra da mão do nosso inimigo que nos mantinha preso. O sangue de Jesus é um moeda de compra valiosa, pois ele não tinha pecado. (Ap 5:19)

Jesus comprou, ele venceu a guerra do homem contra seu pecado. Ele tem direito e autoridade de sacar os despojos de guerra que o nosso inimigo levou de nós. É por isso que quando Jesus morre ele vai nas profundezas do sheol e resgata despojos e concede aos homens dons, como recompensa da vitória sobre a morte.

“Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Ora, isto — ele subiu — que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.” Efésios 4:8-10

Jesus foi enviado por resgate de muitos :

“Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos”. Mateus 20:28

Jesus exerce autoridade sobre qualquer dimensão espiritual, nos céus e na terra e debaixo da terra (Fp 2), Ele é o único que pode redimir a nossa alma da prisão. Ele é o único que tem autoridade para resgatar e tirar das mãos de Satanás fragmentos da nossa alma ou da nossa história que estão presos.

Cristo é o nosso redentor, ou resgatador, ele é o goel, nosso resgatador prometido.

‭‭Isaías‬ ‭61:1‬ ‭ARA‬‬

[1] O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;

Ore a Deus pedindo resgate de fragmentos, partículas da sua alma , da sua história que foram levadas pelo inimigo. Ainda dá tempo de se arrepender dos seus pecados e aceitar ser resgatado por Jesus!

A única forma de ser resgatado do cativeiro é entregando a sua vida ao senhorio de Jesus e se arrependendo dos seus pecados.

“Nenhuma unha (particula) ficará no Egito” disse Moisés

Que nos possamos viver livres do pecado, livre das garras de Satanás e das algemas que nos aprisionam. Yeshua nos tirou das regiões de trevas e nos levou para o seu Reino, pelo precioso sangue de Jesus,

Efésios‬ ‭2:4‭-‬6‬ ‭ARA‬‬

[4] Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, [5] e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, [6] e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

Podemos, no Filho, nos assentar em lugares celestiais!

Deus te abençoe

Foto de Mariana Galvão

Mariana Galvão

Esposa, mãe, pastora e escritora.

Mais de Mariana Galvão