Há um tempo determinado para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1
A palavra tempo nesse contexto significa ocorrência ou acontecimento. Para nós que caminhamos com Deus há tempos determinados para o acontecimento de alguns eventos na nossa jornada, como o texto diz “há um tempo determinado para todo propósito”. Isso não significa que Deus fixou um tempo certo para qualquer ocorrência, ou acontecimento na nossa vida , mas para os propósitos Dele.
É possível sim identificar algumas estações de Deus na nossa vida. A bíblia diz que o sábio discerne o tempo e o modo (Ec 8:5-6, 1 Cr 12:32)
O próprio Cristo, discerniu o tempo do propósito do Pai na vida dele. Observe:
Então Jesus lhes afirmou: “O meu tempo ainda não chegou; para vós, porém, qualquer hora é correta.” João 7:6
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmos 90:12
Quando aprendemos a contar os dias e examinar os tempos e as estações podemos crescer na sabedoria e no conhecimento de Deus. Aquele que não considera as estações podem perder as oportunidades. Isso leva muitas pessoas ao abismo da frustração de sonhos e projetos não realizados.
A concepção grega de tempo é linear, marcado por acontecimentos isolados que surgem por uma obra do acaso, chamamos isso de tempo cronológico. Já o entendimento bíblico nos ensina que o tempo é como uma espiral, onde eventos ocorrem determinado por estações ou ciclos. A vida se move em ciclos. Sempre vamos passar pelas mesmas estações, mas de uma forma diferente. Nós devemos amadurecemos em cada estação e caminharmos ciclicamente, cada vez que apresentamos um nível de maturidade e crescimento, ganhamos autoridade e armas espirituais e também conquistamos heranças e promessas. Quando não amadurecemos, passamos pelas estações e continuamos vazios, não recebemos vitórias, promessas e autoridade. O melhor exemplo disso foi o povo de Israel, eles caminharam ciclicamente no deserto por quarenta anos, por não apresentarem amadurecimento, não conquistaram as promessas, passaram por várias estações e morreram sem alcançar o propósito.
Voce deve estar se perguntando: “o que há de tão importante nisso?” Se discernirmos o tempo de Deus estaremos mais preparados para os processos Dele. Exemplo: se você sabe que vai chover, porque você observou o céu, você sairá de casa com guarda-chuva, isso te fará evitar alguns transtornos. Da mesma forma acontece na esfera espiritual, o discernimento dos tempos nos ajuda a nos preparar para eles de forma que possamos ser aprovado em cada processo de Deus, ao invés de ficar rodando em ciclos no deserto.
A próxima estação que vamos entrar, em Israel, é o inverno (dezembro a março).
No inverno, as noites são mais longas e os dias mais curtos, logo h amais tempo de escuridão do que de luz. Nosso corpo tende a se recolher e o sono é contínuo.
Consideramos as estações de Israel, pois lá está o nosso relógio profético. Jesus nos ensinou a olhar para a figueira para discernir as estações. Sabemos que a figueira é Israel (Mateus 24:32-35)
Cada estação relatada na Bíblia possui uma tribo correspondente. A correlação tem a ver com o posicionamento de cada tribo em volta do tabernáculo no deserto. Sendo assim são doze tribos divididas em quatro lados. Cada tribo corresponde a um mês bíblico e cada quatro tribos correspondem as quatro estações.

Acampamento das tribos em volta do tabernáculo
Estamos entrando no inverno espiritual, as tribos dessa estação são: Dã, Aser e Naftali.
O décimo mês bíblico, corresponde a tribo de Dã. (Início 12 de dezembro • 2023)
Dã recebeu a benção e a unção da serpente (Gênesis 49:17). Diferente da tribo de Judá que ataca como um leão, pela dianteira, a tribo de Dã ataca astutamente com movimentos precisos sem ser percebido. Yeshua nos ensinou a sermos prudentes como a serpente.
Estratégias para o inverno:
- Agir com prudência e inteligência;
- O inverno não é uma estação favorável para grandes guerras e batalhas devido a baixa visibilidade provocada pela neve;
- Reclusão e organização de estratégia. Qualquer exposição impensada nessa estação pode levar a morte;
- Permanecer no acampamento e aquecer o relacionamento familiar;
- Se locomover menos;
- comercializar menos e viver do que foi estocada no última colheita (festa de sukot — outono);
Nessa estação o inimigo da nossa alma vai nos impulsionar a sair de lugares aquecidos espiritualmente. Basta nos tirar na presença e a morte será fatal.
Mantenha suas lâmpadas acesas!
A arma é a prudência da serpente, para o primeiro mês de inverno.
Prepare-se para essa estação e alcance êxito espiritual.
O Senhor nos revelará as armas que serão construídas no inverno para a próxima primavera!
Shabat Shalom
Rosh Chodesh • 10° mês