Festa de Shavuot (Pentecostes) e o Livro de Rute

A festa de Shavuot (Semanas), também chamada de Festa de Pentecostes, é uma das festas santas do Senhor, na qual se comemora a entrega da Torá no Monte Sinai. Essa festa também tem um caráter agrícola, sendo o período em que os primeiros frutos são colhidos.

Nesse período, Rute, a moabita, deixou sua terra natal e acompanhou sua sogra Noemi até Belém, pois ouviu-se que Deus estava visitando Seu povo com pão, após um longo período de fome.

A festa de Pentecostes é um período profético em que o Senhor revisita nossas alianças para prová-las. Órfa voltou para seus ídolos, mas Rute se apegou à sua sogra. Esse também é um tempo em que novos caminhos são traçados, e Deus abre uma nova era de prosperidade.

Rute fez uma aliança com Noemi, declarando: “O seu Deus é o meu Deus, e o seu povo é o meu povo”.

Os sábios acreditam que, em Pentecostes, a criação foi recriada, pois, após a queda do homem, a ordem das coisas criadas foi desconstruída pelo pecado. Todavia, no Sinai, o Senhor renovou Sua aliança com Seu povo, dando-lhes estatutos e ordenanças. Mais uma vez, a Palavra foi liberada para restaurar não só a humanidade, mas toda a criação. Por isso, no Sinai, houve grande clangor, raios e trovões, tal como em Gênesis 1.

Esse é um tempo de libertação, de novos caminhos e novas alianças!

Viva a centralidade da vontade de Deus. Seja como Rute: deixe para trás o passado e avance para a Casa do Pão!

Foto de Mariana Galvão

Mariana Galvão

Esposa, mãe, pastora e escritora.

Mais de Mariana Galvão