Ansiedade: uma questão de olhar

A ansiedade tem a ver não só com excesso de preocupação, mas também com excesso de informação.

O ansioso é como um polvo que quer fazer tudo e controlar todos ao mesmo tempo, sem êxito, o ansioso se vê numa caminhada inatingível que só gera perda de tempo, de foco e de propósito.

Jesus nos ensinou que por mais preocupados que estejamos não podemos alterar nada na nossa vida (Mt 6:27)

O excesso de informações, afazeres e sugestões de estilo de vida gera uma busca frenética pelo ideal e inatingível nos levando a um poço de futilidade, enquanto a presença de Deus se perde e se esvai do nosso dia a dia.
O resultado disso é uma constante frustração, cansaço e tristeza.

Ao visitar a casa de Marta e Maria, Jesus percebeu que Marta estava sofrendo de ansiedade. Ele disse a ela que ela estava ansiosa e inquieta com muitas coisas. A ansiedade de Marta tinha a ver com a perda de foco, ela estava se afogando no excesso de afazeres. A despeito de Marta estar recepcionando um visitante ilustre, ela não conseguia desfrutar da paz que ele poderia proporcionar, pois a sua atenção estava com múltiplos focos.

Jesus lhe disse que UMA só coisa lhe era necessária. (Mt 10:41)

Maria por ter escolhido a melhor parte, ela focou na presença e por isso ela não seria roubada!

Se a ansiedade é a perda de foco em um oceano de informações e sugestões. A quietude está intimamente relacionada a um olhar direcionado, apurado e sensível que nos traz paz e segurança.

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Mateus 6:26

Nessa passagem Jesus nos ensina que um dos maiores e melhores remédios para a ansiedade é a contemplação. Quer ser curado ? Quer sair desse oceano de informações que te fazem perder o foco ? Olhe , simplesmente olhe!! Tire um tempo para contemplar a natureza e observe como Deus cuida das aves do céu e dos lírios do campo. A criação não vive de futilidade, mas daquilo que e essencial. Ela simplesmente vive para o louvor e para glória de Deus!
Assim temos que ser, simples e focados!

A cura está no olhar, foque na presença!

Foto de Mariana Galvão

Mariana Galvão

Esposa, mãe, pastora e escritora.

Mais de Mariana Galvão