Depois de uma pesca bem-sucedida, o pescador precisa limpar sua rede, realizar reparos, lavar e separar os peixes bons dos ruins.
Nem tudo que pescamos é aproveitável. Às vezes as coisas úteis vem juntas de coisas inúteis. O trabalho do pescador é separar e distinguir.
[47] O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. [48] E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. [49] Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, Mateus 13:47-49 ARA
Separação e santidade caminham juntas. O pescador precisa ser muito atento e meticuloso para separar os peixes bons dos ruins. Assim como em um cesto de fruta, a fruta mofada pode contaminar as outras, no Reino do Espírito não é diferente.
Naquele grande dia, os anjos vão separar o santo do profano, tal como os pescadores separam os bons peixes dos ruins
O evangelista por exemplo, tem muito contato com a sujeira do mundo, isso porque ele está constantemente lançando suas redes no oceano dessa era.
O que limpa o pescador (evangelista) das águas do mundo é a Palavra. Se o evangelista ficar muito tempo empenhado na pesca e não parar para descansar e lavar as redes, poderá se contaminar com as águas do mundo e acabar morrendo.
Nós sabemos que as águas dessa era são podres e fétidas. Existem peixes nadando nessas águas sujas do mundo e nós precisamos resgata-los antes que eles morram contaminados. 🐟
Também precisamos reparar nossas redes e limpa-la, para que ela não fique danificada. Se a nossa rede romper ou ficar muito suja, o trabalho será em vão, perderemos os peixes e as redes.
Jesus nos ensina que precisamos nos lavar continuamente com as águas da Palavra. (João 13:5)
Todo trabalho no Reino de Deus requer tempo de descanso e reparo. Se descansarmos e nos lavarmos não perderemos a rede, a pesca e a nossa própria vida.
Observe com o que você tem lidado e pare para se recuperar, isso vai preservar tanto a sua vida quanto a de outras pessoas.
Trabalhar muito tempo em contato com as águas do mundo sem se lavar com as águas purificadoras pode ser muito prejudicial a nossa saúde espiritual.
Pescar nas águas sujas desse mundo pode gerar traição, desanimo, tristeza, incredulidade, sedução etc. As águas do mundo são poluídas e tentam nos contaminar. Por isso é preciso, parar , recompor as forças e se levar, para que a sujeira do mundo não nos impeça de prosseguir mo nosso chamado.
Shalom