Expediram cartas a todos os judeus, às cento e vinte e sete províncias do reino de Assuero, com palavras amigáveis e sinceras, [31] para confirmar estes dias de Purim nos seus tempos determinados, como o judeu Mordecai e a rainha Ester lhes tinham estabelecido, e como eles mesmos já o tinham estabelecido sobre si e sobre a sua descendência, acerca do jejum e do seu lamento. [32] E o mandado de Ester estabeleceu estas particularidades de Purim; e se escreveu no livro Expediram cartas a todos os judeus, às cento e vinte e sete províncias do reino de Assuero, com palavras amigáveis e sinceras, [31] para confirmar estes dias de Purim nos seus tempos determinados, como o judeu Mordecai e a rainha Ester lhes tinham estabelecido, e como eles mesmos já o tinham estabelecido sobre si e sobre a sua descendência, acerca do jejum e do seu lamento. [32] E o mandado de Ester estabeleceu estas particularidades de Purim; e se escreveu no livro.
Ester 9:30-32
A triunfante história de purim está registrada no livro de Ester, chamado em hebraico de Meguilá, significa rolo, o nome purim deriva da palavra pur, que significa sorte ou sorteio em persa, é uma menção da data que Hamã estabeleceu para aniquilar o povo judeu.
O livro de Ester conta a triunfante história do povo judeu, exilado no cativeiro medo persa, na província de Susã e a trama do mal Hamã para destruir o povo de Deus. O livro mostra o milagre do livramento de Deus para com seu povo e a eternidade da sobrevivência judaica.
Como já é conhecido entre os cristãos, a particularidade desse livro é que Deus não é mencionado explicitamente.
O nome Ester, significa ocultamento em hebraico, os sábios judeus afirmam que a menção do rei na história é uma analogia ao Senhor, isso significa que Deus age na história usando Artaxerxes.
Ao passo que a vida de Ester é em certa medida a revelação da pessoa de Jesus, todo servo de Deus espalhado pelo mundo tem a função de ser um intercessor. Assim como Yeshua, Ester é uma intercessora.
Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 5:7-10
A celebração de purim no dia 14 de Adar é um memorial do Livramento de Deus em favor do seu povo, não permitindo que a sua herança fosse destruída pelo mal Hamã. Esse dia é um dia de alegria e comemoração da vitória do povo de Deus
Purim é tempo de jejum, intercessão e clamor para que os decretos de morte, aniquilação e destruição do povo de Deus espalhados pelas nações sejam revogados.
Deus revoga decretos e ele faz por intermédio da nossa humilhação.
Purim é um memorial de salvação eterna e uma prova que Deus sempre dá livramento para que a sua herança não seja destruída!
Que esse dia você lembre de orar por Israel, pelos judeus que estão espalhados pelo mundo e pelos servos de Deus gentios que também estão sofrendo perseguição nas Nações por causa do Nome do Senhor e tem entregado as duas vidas pelo Evangelho de Cristo.
Shalom,