Família De Deus: Israel e a Igreja

Famílias, descendência e herança são temas importantíssimos dentro das Sagradas Escrituras.

A história da nação de Israel começou com a história de um homem que decidiu atender a um chamado de Deus, esse homem foi Abraão.

Deus o chamou do meio da sua parentela para uma terra que seria mostrada futuramente. Quando o Senjor o chamou Deus fez uma promessa a Abraão e lhe disse que o abençoaria é o faria próspero, e a sua descendência seria multiplicada.

Gênesis 12:1-2 ARA‬‬
[1] Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; [2] de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

Abraão era casado com Sara, uma mulher que não podia lhe dar filhos.
Em meio a tantos dilemas e ansiedades, Sara age precipitadamente e dá a Abraão sua escrava, Hagar, para que a partir dela filhos fossem suscitados a Abraão. O plano não deu certo, algum tempo se passou e Deus visitou Sara como disse que faria. Após Sara dar a luz a Izaque, o filho da escrava, Ismael começa a implicar com o filho do casal e por causa disso, Hagar foge, depois volta e em seguida Sara decide despedir a escrava e o seu filho pelo deserto. (Gn 21:9-12)

A história de vida de Abraão revela o percurso espiritual que as famílias da terra fazem até alcançar o cumprimento pleno das promessas de Deus.
Em Abraão vemos, Deus cumprindo 3 grandes promessas

  1. descendência direta – filho
  2. formação de uma nação – Israel
  3. bênçãos a todas as famílias da Terra – alcançar os gentios

O nome de Abraão carrega consigo uma semente. Ele é pai.
Abraão é o homem que Deus chamou de Pai, Abraão significa pai de multidões.
Anteriormente o nome Abrão אברם – significa pai exaltado.
O nome de Abraão אַברָהָם sempre carregou uma Semente, pai, a palavra pai é אב, essa raiz esta presente tanto no nome Abraão quanto Abrão.


O que aprendemos com Abraão:

  1. Necessidade de romper com os ídolos dos nossos antepassados, pois a adoração a ídolos consiste na principal causa de deformação famíliar. Através da idolatria castas de demônios familiares se alojam no DnA das famílias e proliferam todo tipo de pecado e obras da carne, deformando o propósito de Deus para cada indivíduo e destruindo a escada que leva as pessoas a ascenderam no mundo espiritual;
  2. Gerar através de uma palavra – Abraão atendeu o pedido de Sara e trouxe um linhagem inimiga para sua própria família, pois se relacionou com uma escrava. Os filhos da livre não podem herdar com os filhos da escrava;
  3. As promessas dadas à Abraão possuem dois fluxos, assim como rios podem ter uma única nascente e dela surgirem vários veios de água:

O primeiro veio das águas: As promessas de Deus a Abraão são para que seus filhos governem a Terra, prosperem e sejam fecundos.

O segundo veio de águas são as bênçãos espirituais, essas são dadas aos filhos de Abraão que creem. Incluem a linhagem biológica e espiritual. Abraão foi chamado pai da fé, assim todos os que creem ambem são filhos de Abraão.

Gálatas 3:6-9 ARA‬‬
[6] É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. [7] Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. [8] Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. [9] De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.

A Família de Deus: Unidade e Diversidade

A família de Deus é composta por judeus e gentios que creem em Jesus Cristo. Estes são os filhos da fé, unidos pela graça salvadora e pelo amor de Deus.

Vocações Distintas, Propósito Unificado:

Embora unidos como um só corpo em Cristo, a igreja e Israel possuem vocações distintas dentro do plano divino. A igreja foi chamada para herdar as riquezas e bênçãos espirituais nas regiões celestes, enquanto Israel recebeu a promessa terrena de governar e subjugar a terra.

Complementaridade e Interdependência

A igreja e Israel são como corpo e alma, interdependentes e complementares. A igreja, com sua ênfase nas bênçãos espirituais, traz a esperança do Reino de Deus à terra. Já Israel, com sua herança terrena, serve como um testemunho vivo da fidelidade de Deus e das suas promessas.

Coereditários das Promessas:

Em Cristo, judeus e gentios se tornam coerdeiros das promessas feitas a Abraão. Somos membros da mesma família, unidos pela fé e pelo amor de Deus.

Gálatas 3:26-29 NVI‬
[26] Todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus, [27] pois os que em Cristo foram batizados vestiram‑se de Cristo. [28] Não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus. [29] Se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Foto de Mariana Galvão

Mariana Galvão

Esposa, mãe, pastora e escritora.

Mais de Mariana Galvão